quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Uma breve divagação sobre a arte de não fazer nada



Sobre a sabedoria do Ócio.
Do tempo livre.
Dos pensamentos desocupados.
Em como tornar  útil as explosões de criatividade, pois não há nada que alimente mais a mente do que a falta do que fazer, seja por idéias paranóicas, idéias geniais, idéias tolas, inúteis, imbecis..

IDÉIAS, são elas que motivaram a vontade desse blog, pode ser uma dessas a cima, a depender do gosto e sintonia do caro leitor.

Escrevo sem pretensão, pois não é sempre que temos a chance de ser estudantes e observadores das coisas pequenas, grandes, engraçadas, tediosas, interessantes, curiosas....

O tempo poderia ser ocupado estudando cartografia, estatiscas, economia, discutindo Marx, ouvindo em como as idéias precisam ser desconstruídas, de como o pós-modernismo é interessante e atraente, e como desapegar dos paradigmas do cotidiano é uma coisa libertadora.

Isso foi inovador e curioso por um tempo, mas hoje, o que me atrai é a forma de criação autônoma, de como se  pode criar não somente através de imitações e reproduções de coisas já feitas, mas tambem através de erros e acertos.

Talvez os erros sejam mais interessantes e as coisas mais autênticas que alguém já fez, os erros!

Se reproduzimos corretamente, não erramos... se imitamos corretamente, não erramos... se escrevermos de acordo com a gramática, com as normas da ABNT, não erramos...
-vamos cobrir os pontilhados das gramáticas, assim não erramos!!!

Existem tantas instruções de não errar, eu fico abismada, porque não existem tantas instruções de como se criar? porque incentivamos tantos os acertos e temos tanto repudio aos erros?

E quando se errar torna-se um acerto?

Eu penso, o erro se torna certo a partir do momento que se é cometido!

Bom..divagações, divagações... devaneios... finalizo o texto sem conclusões e com uma pergunta;

 Qual foi o seu erro de hoje?

(Carla Fofano)

9 comentários:

  1. á pra mim seguir as normas da ABNT é um erro grave! Instruções de se criar é uma coisa bem dificil, apesar de dizerem que existe.. acho que é algo tão particular que teria que ter uma instrução diferente pra cada pessoa!!

    Os erros são, talvez, os maiores responsáveis pelo aprendizado.. até porque fazer o que já é certo é um grande erro (arárár). Ou seja, estariamos livres dos erros? Acho que erramos a todo tempo.

    Meu erro de hoje: fui no supermercado e devia ter comprado uma pizza.

    ResponderExcluir
  2. Fazer o certo, ser o certo, saber todas as regras de como agir certo e não errar. Não errar= Ser padrão. O padrão nos faz manter as coisas, a vida de uma maneira esperada, de saber como se faz e o resultado provavel que isto pode causar. A humanidade sempre com medo do inesperado, do diferencial, com medo do desconhecido, pois não temos ideia do qual resultado isto vai nos proporcionar. Comodismo, medo, repetição, acostumados a reproduzir o padrão. Criticados por criticas que fazemos, por ideias que temos diferente do que ja foi dito. "Loucos", "drogados", taxados desta maneira, pessoas que experienciam de forma diferente a vida e visão da mesma. Colocados numa posição social deturpada por não reproduzirem o "padrão correto de vida", ou estetico, ou alienado, mas somos nós quem favorecemos o ócio produtivo que podemos cutucar a posição da alienação a qual estamos a todo tempo forçados a seguir, assim funcionar como robôs; escutar as músicas vendidas na mídia, as roupas vendidas na mídia, os lugares vendidos na mídia, o jeito de viver da mídia. Faremos diferente de forma a dar "asas a imaginação", a criar o novo, ou até mesmo transformar o que ja existe, sempre podendo nos dar a liberdade de sonhar, de criar e de ser livre dentro de nós, de dentro pra fora tudo se transforma.....................................


    "Deixa que digam
    Que pensem
    Que falem

    Deixa isso pra lá
    Vem pra cá
    O que que tem ?
    Eu não estou fazendo nada
    Você tambem..."

    Meu erro de hoje: Continuar fumando cigarro!!rs

    ASS: THIAGO KURIÓ

    ResponderExcluir
  3. esse comentário foi postado por alguém na outra pagina do blog, mas permanece aqui a idéia de alguem!


    Anônimo disse...
    O problema é que tem gente que adora ficar nessa de não fazer nada e nada constroem. Muitas acomodadas com a vidinha fácil que levam, não sabem dessa forma, encarar a realidade, e ficam dando desculpas de que são "indecisas na vida". Quero que esses tipos de pessoas, percebam que difícil mesmo é você não ter tempo para não fazer nada e nem ter tempo para errar. Isso não é nenhum tipo de mágoa, ressentimento, etc. É muito simples escrever pensamentos e poesias, quero ver colocar em prática e mostrar esse caráter, muitas vezes, "doces", inseridos em meio as palavras. Acorda, porque essa pilastra forte que pensamos ter, não vem de nós e sim, na maioria das vezes, da família que não sabe "cortar" esse cômodo citado acima neste texto.

    ResponderExcluir
  4. que sermão!!!
    mas não esquecemos, como diz meu amigo caio "a burguesia tem seus encantos!", e mesmo assim tendo ou não tendo o que fazer, continuarei escrevendo sobre o ócio, algumas pessoas mereciam um pouco de ócio, mas ta tudo bem!!!
    obrigada a seja la quem for pelo toque!

    carla fofano

    ResponderExcluir
  5. Marcus Vinicius Barra Salvio disse...
    Que PUNHETAGEM INTELECTUAL é essa?

    ResponderExcluir
  6. Jecabrejo disse...
    Gostei muito, Carla. Acredito, como Jean Baudrillard, que dos "excessos de algo levam ao seu contrário". Possa ser que do ócio se chegue à criação. Porém, não faz mal imaginar que, historicamente, quem desfruta do ócio se sustenta no trabalho alheio. Que seu ócio seja um trabalho e seu trabalho uma criação!
    Abrç!

    George.

    ResponderExcluir
  7. Thiago Kurió disse...
    Este comentário do anônimo nos serve como uma aula prática de como uma grande parte da sociedade veem as coisas, ou melhor reproduzem, pois desta forma de pensar não aceitando outras formas de ver o mundo, de levar a vida, de aproveitar as oportunidades que tem. O problema nas coisas é que sempre abordam os temas pelo lado ruim, pela disgraça, pela miséria, pois, quando passamos a refletir a vida por outro angulo, existem aqueles que não aceitão de forma alguma ver pelo lado bom, produtivo, criativo e não pelo lado depressivo, mergulhado nos problemas. Já não é de mais ligar a tv e ver: Bocão, Varela, Na mira, e compania Ilimitada?? Penso que seu "blog" de discursões seria outros desta mesma linha de programas e raciocínio, mas vai que seja, pois a partir deste tipo de visão podemos ampliar os nossos pensamentos críticos. Nas sociedades cada um tem uma posição, uma função, uma maneira de viver, de se colocar. A reprodução colocada acima é a mesma que nos é ensinado nas escolas. Dicas de quem não aceita o diferencial, de que todos devem fazer igual (sublinhar os traços), e terminar levando para o pessoal uma questão cultural, social, universal...
    No mundo é assim, tem gente pra pensar... e gente que não tem tempo nem pra errar (infelizmente)!!
    Não vejo ao meu redor quem tem "vidinha fácil" criticando quem não tem, mas o contrário sim. Se sorte fosse igual para todo mundo, todos que jogassem na sena ganhariam, mas seria: R$2,00 pra cada!!
    O preconceito, a discriminação vem de dentro

    ResponderExcluir
  8. escrever sobre o não fazer é fazer... e Fazer pra um bando de gente sem nada pra fazer ler é melhor do que não fazer nada... rs
    Vejo que seu blog é um sucesso! 11 comentários em 2 dias! que continue assim!
    Que o ocio não lhe aprisione! afinal a burguesia tem seus encantos!

    abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi Carlinha adorei seu post e seu blog, visite o meu. ;) q tal?

    bjs


    Meu erro de hoje foi acordar!!!

    ResponderExcluir